quarta-feira, 26 de maio de 2010

IV FelTunas - Rescaldo

Decorreu nos dias 21 e 22 de Maio a 4º edição do FelTunas.
O certame decorreu com os "tradicionais" atrasos em alguns actos do Festival.
Após recepção das tunas com almoço no dia 21, iniciou-se o PasaCalles debaixo de um calor abrasador, o qual "obrigou" os tunos a molhar as suas sequiosas gargantas. O Pasacalles teve participação de 3 das 4 tunas a concurso do Festival, com ausência da Tuna Fanfe.
Pelas 23.00h, e após o jantar, com as Tunas já em "peso", o executivo camarário entregou umas lembranças do concelho às tunas e iniciou-se a noite de Serenatas nas Escadarias da Camara Municipal de Felgueiras. As Serenatas cativaram o público presente com momentos de puro romantismo por parte dos trovadores que tentaram cativar as donzelas presentes.
O 1º dia do Festival encerrou com festa no bar da ESTGF, com muita animação, confreternização e espirito académico.
No dia 22, pelas 15.00h, e ainda com alguma dificuldade da noite anterior, as tunas visitaram a Cidade da Lixa e a Vila de Barrosas onde também animaram as pessoas que os ouviam.
Finalmente, à noite, o Festival decorreu no Pavilhão da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, com a participação extra-concurso da Pikatuna - Tuna Feminina de Enfermagem de Santa Maria e da Afrodituna - Tuna Feminina da ESEIG. A concurso e com actuações que empolagaram o publico presentes estiveram a Oportuna, MachoLatuna, TAIPCA e Tuna Fanfe. A encerrar o espectaculo em palco actou a organização, ou seja, a Tuna Académica da ESTGF - TUSA. No final e de acordo com os critérios do Regulamento do FelTunas, o Juri Extra-Palco e Juri de Palco, deliberou:
Melhor PasaCalles: MachoLatuna
Melhor Serenata: TAIPCA
Melhor Pandeireta: TAIPCA
Melhor Estandarte: MachoLatuna
Melhor Solista: TAIPCA
Melhor Instrumental: MachoLatuna
Tuna + Tuna: MachoLatuna
Melhor Tuna: TAIPCA
O festival continou pela noite dentro com mais uma festa no mesmo recinto.
Por último, e mais uma vez a Tuna Académica da ESTGF agradece a participação das Tunas e do publico que assistiu ao evento.
Por outro lado, um agradecimento especial à Camâra Municipal de Felgueiras, à ESTGF, à Pensão/Restaurante Cangalho, à Cooperativa Agricola de Felgueiras, ao Frequência Café, Pizaria Bel Bel, ao Cantinho Estudante e Café Bombeiro, à Quinta de Maderne, à Escola Secundária de Felgueiras, à Turma do 1º ano de Solicitadoria(Pós Laboral), ao Eng. Fernando Silva e ao Centro de cópias da ESTGF. Sem as entidades e pessoas referidas, não seria possivel realizar um Festival desta dimensão. A Todos vós muito Obrigado!
Para o ano haverá mais!!!
Saudações Tunantes,
Tuna Académica da ESTGF - TUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário